No ano passado, a Stellantis lançou a Stellantis Ventures como um fundo de capital de risco para investir em startups que desenvolvem tecnologias inovadoras e sustentáveis para os segmentos automotivo e de mobilidade. Lembramos disso porque agora a Stellantis Ventures investiu na Lyten, uma empresa pioneira no uso de grafeno tridimensional (3D).

Ao contrário das baterias de íon-lítio (para as quais também há escassez de materiais), as baterias de lítio-enxofre da Lyten não usam níquel, cobalto ou manganês, resultando em uma pegada de carbono estimada 60% menor do que as melhores baterias disponíveis atualmente.

Produzidas nos EUA e na Europa

Entre as vantagens dessa escolha está o fato de que o fornecimento de matérias-primas e a produção de baterias de lítio-enxofre podem ocorrer localmente, na América do Norte e na Europa, fortalecendo assim a soberania regional.

Essa tecnologia atenderá, portanto, às necessidades das empresas que buscam baterias leves e densas em energia que não corram o risco de interrupções na cadeia de suprimentos. Atualmente, as tecnologias de bateria de lítio-enxofre, compostos e sensores da Lyten serão produzidas em suas instalações de 5.000 metros quadrados no Vale do Silício.

O objetivo da Lyten - diz o comunicado - "é oferecer a seus clientes uma fonte segura de suprimento de produtos ambientalmente sustentáveis e de alto desempenho e, ao mesmo tempo, permitir que as montadoras se beneficiem dos crescentes incentivos proporcionados pelas políticas dos EUA e da Europa, como os da Lei de Redução da Inflação".

Dan Cook, presidente e CEO da Lyten, acrescentou: "Ao contrário das formas bidimensionais de grafeno, a produção do nosso grafeno 3D sintonizável Lyten foi verificada de forma independente e considerada neutra em carbono em grande escala. Estamos convertendo gases de efeito estufa em uma nova classe de materiais de carbono de alto desempenho e alto valor e integrando esses materiais ajustáveis em aplicações que descarbonizarão os setores mais problemáticos do planeta."

"Recentemente, visitamos a Lyten junto com nosso CTO Ned Curic e nosso diretor da Stellantis Ventures, Adam Bazih, e ficamos impressionados com o potencial dessa tecnologia para contribuir com a mobilidade limpa, segura e acessível", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "A plataforma de materiais da Lyten representa um investimento fundamental para a Stellantis Ventures, em linha com o objetivo da empresa Dare Forward 2030 de acelerar a implantação de tecnologias inovadoras, colocando o cliente no centro.

Em particular, as baterias de lítio-enxofre da Lyten têm o potencial de se tornar um ingrediente fundamental para impulsionar a adoção do mercado de massa de veículos elétricos em todo o mundo. Da mesma forma, sua tecnologia de materiais poderia ajudar a reduzir o peso dos veículos, algo que nosso setor precisará alcançar se quisermos atingir nossas metas de emissão líquida zero de carbono.